Introdução: DataLayer e Camada de Dados

Como funciona a camada de dados do gerenciador de tags do Google? Antes de prosseguirmos, uma nota rápida: utilizarei os termos “dataLayer” e “Camada de Dados” de forma alternada neste texto. Para esclarecer, ambos se referem ao mesmo conceito.

O Que é a Camada de Dados?

De forma técnica, a camada de dados no Gerenciador de Tags do Google é uma matriz JavaScript que temporariamente armazena informações necessárias. Mais tarde, o Gerenciador de Tags do Google utiliza esses dados em tags, gatilhos e variáveis. Outras ferramentas, como o Google Analytics e o Pixel do Facebook, também podem aproveitar essas informações.

A Analogia da Camada de Dados: Entenda Melhor

De forma simples, a camada de dados é como uma camada virtual do seu site, contendo vários pontos de dados, e o GTM os utiliza (entendeu? É por isso que é chamada de camada de dados). Visitantes comuns não têm acesso a isso, pois não é algo exibido publicamente. No entanto, é relativamente simples visualizar o conteúdo da camada de dados se você souber como acessá-la.

Camada de Dados como um Recipiente de Informações

Pense na camada de dados como um recipiente. Esse recipiente contém pequenas “bolas de dados”, sendo cada uma delas portadora de uma informação específica, como ID do usuário, detalhes sobre um item clicado, ID da compra, categoria da página, entre outros.

Importância da Camada de Dados no GTM

Como funciona a camada de dados do gerenciador de tags do Google
Como funciona a camada de dados do gerenciador de tags do Google

O Gerenciador de Tags do Google depende consideravelmente do conteúdo contido nesse recipiente, especialmente quando se tratam de jornadas de usuário complexas que requerem um rastreamento preciso.

Exemplo Prático: Utilizando a Camada de Dados

Por exemplo, informações detalhadas sobre cliques podem atuar como um gatilho para o Gerenciador de Tags do Google. Ou você pode realizar testes A/B para identificar quais formulários do seu site geram mais leads utilizando uma variável de ID de formulário única. Posteriormente, essas informações podem ser enviadas para o GA4 para análises.

Quem Pode Adicionar Informações à Camada de Dados?

Qualquer pessoa ou qualquer coisa pode inserir essas “bolas de dados” na camada de dados. Isso pode ser feito por meio de um plugin de terceiros, um código personalizado criado por um desenvolvedor, ou mesmo diretamente pelo Gerenciador de Tags do Google.

Aplicação Prática: Rastreamento de Compras

Por exemplo, para rastrear compras em seu site, uma das soluções possíveis seria solicitar ao desenvolvedor que insira as informações do pedido na camada de dados após uma compra ser realizada com sucesso. As informações que podem ser inseridas na camada de dados incluem (mas não se limitam a):

  • ID da transação
  • Total de transações
  • Receita da transação
  • Impostos sobre a transação
  • Produtos adquiridos, quantidade, IDs, etc.

Implementação e Comunicação com Desenvolvedores

Em muitos casos (pelo menos em minha experiência), implementar a camada de dados não é uma prática comum para desenvolvedores. Nem todos os sites possuem ou precisam de uma camada de dados ativa. A implementação de uma camada de dados se torna relevante quando o marketing necessita utilizar ferramentas de gerenciamento de tags, como o Google Tag Manager.

Conclusão: Importância do Entendimento da Camada de Dados

Portanto, esteja preparado para um olhar vago de seu desenvolvedor quando você pedir para “adicionar informações do produto à camada de dados”. Compreender o que é a camada de dados e como ela funciona é essencial para facilitar a comunicação entre profissionais e desenvolvedores.

Próximos Passos: Explorando Mais Sobre a Camada de Dados

Nos próximos capítulos deste blog, exploraremos mais detalhadamente o que é a camada de dados no Google Tag Manager, como configurá-la (se necessário) e como utilizá-la para gerenciamento de tags, entre outros assuntos.

Categorias: Dropshipping

0 comentários

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *